quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Tudo novo de novo!"

     Estou aqui de novo pra botar pra fora as últimas novidades, mas muitas esperanças e ansiedades também. Na útima vez em que estive por aqui eu tinha acabado de chegar no Rio e estava na maior pilha do mundo pra fazer os cursos... Bom, os dias passaram e as minhas aventuras estavam só começando. Na mesma semana em que cheguei tive que começar a organizar como seriam os meus dia numa cidade ainda desconhecida pra mim.
     Na quinta-feira da mesma semana o meu Padrinho me ajudou muito tentando me ensinar a andar no centro da cidade, já que na segunda-feira o meu curso começaria e lá fomos nós... Demos milhares de voltas, ele me mostrou inúmeros pontos de referências, me fez decorar uma centena de nomes de ruas e números de ônibus e adivinha? Na segunda-feira eu não me lembrava de quase nada! (risos) Fiz o meu Padrinho me levar até o centro, de manhã cedo e me mostrar tudo de novo, mas pra voltar pra casa eu teria que me virar sozinha... E até que deu certo.
     Tenho que dizer que na volta eu me perdi, peguei o bonde que estava subindo quando eu tinha que pegar o bonde pra descer, entrei em um monte de ruas erradas até achar a certa, mas tudo isso foi ótimo, porque só assim eu aprendi a andar sozinha. Me diverti como nunca, cheguei em casa morta de cansada, mas morrendo de rir e contando tudo pra todo mundo. Achei o máximo passar na frente de prédios cotidianos ao olhos acostumados de quem mora alí.
     Nos dias que se seguiram eu fui e voltei sozinha, conheci um monte de gente nova, fiz amizades, dei infomação errada pra estrangeiros, dei informação certa pros cariocas, conversei no ponto de ônibus e aprendi novos caminhos... No fim da viagem eu já tinha saído do curso mais cedo pra passear pela cidade e dar uma passadinha pela praia (com uma nova amiga que achei por lá) e visitar a minha vó, mesmo sem saber como voltar. Perdi o medo, aprendi a pedir informação e a saber que mesmo que eu me perdesse, eu também saberia me encontrar, não só na cidade, mas dentro de mim.
     Depois do curso vejo que só serei uma barista de verdade quando estiver realmente trabalhando nisso, por enquanto só tenho um certificado e não é um pedaço de papel que te faz um profissional. Agora estou procurando trabalho pra me tornar profisionalmente o que eu quero ser: Barista.
     E sabem do que mais? Lembra que eu falei que poderia rolar um emprego por lá? Então... Realmente recebi uma proposta, ainda não sei se vou pra lá, mas quem sabe? Isso só me embra uma música do Moska que diz: "É tudo novo de novo, vamos nos jogar onde já caímos. É tudo novo de novo, vamos mergulhar do alto onde subimos! E aí? Quem vai querer se jogar junto comigo?